IRPF - Declarando os Aluguéis de FII recebidos

Fundos imobiliários é uma comunhão de recursos destinados a aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Cabe ao administrador, uma instituição financeira, constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.

Com o valor da venda das cotas captado, esse será aplicado na aquisição de imóveis construídos ou em construção, de shopping centers, hospitais, edifícios comerciais entre outros, que futuramente será disponibilizado para locações comerciais ou residenciais.O retorno dessas locações, é chamado de aluguéis que por vez serão repassados aos cotistas.

Para que o valor dos aluguéis distribuídos as pessoas físicas sejam isentos do imposto de renda a legislação impõem duas condições. A primeira é que o fundo imobiliário tenha no minimo 50 cotistas, e a segunda é que o cotista receba até 10% dos rendimentos em relação ao total auferido pelo fundo, ou que não tenha mais de 10% de cotas em relação ao total de cotas emitidas pelo fundo de investimento imobiliário.

Como comprar Cotas de Fundos Imobiliários

Para investir em fundos imobiliários você precisa comprar as cotas no mercado secundário, ou seja através da Bolsa de Valores. Assim a compra de uma cota de fundo imobiliário ocorre da mesma forma que a compra de uma ação.

Para isso você deverá ter conta em uma corretora de valores autorizada a negociar na Bolsa de Valores. Através da corretora você poderá enviar ordens de compra e de venda, das cotas de fundos imobiliários, através de um código que identifica cada fundo imobiliário.

Quais as vantagens de investir em FII

A primeira vantagem desse tipo investimento é o valor que se torna bem acessível para a compra de cotas. Esse valor minimo acaba variando de cada fundo que é negociado na Bolsa. Por exemplo, hoje dia 27/02/2018 o fundo Grand Plaza Shopping com código de negociação ABCP11 está sendo negociado a aproximadamente R$ 16,76.

A segunda vantagem é em relação a liquidez das cotas na Bolsa de Valores em relação aos imóveis vendidos através de uma imobiliária. Sem sombra de dúvida, você consegue se desfazer de suas cotas com mais rapidez do que uma venda de uma casa, porém como é um mercado não muito explorado, a liquidez dela é menor em relação as ações.  

A terceira vantagem é em relação a valorização das cotas que acontece diariamente na Bolsa de Valores. Isso acaba variando do humor do mercado, a demanda de compra daquele ativo e os resultados consistentes do fundo acaba proporcionando. 

Declarando os Aluguéis recebidos

1 - Abra o programa do IRPF 2018 - Imposto de Renda Pessoa Física 2018
2 - No lado esquerdo - clique em Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
3 - No lado direito - clique no botão Novo



4 - Selecione o Tipo de Rendimento 26 - Outros



5 - No campo CNPJ da Fonte Pagadora - Digite o CNPJ da sua fonte pagadora.
Preste bastante atenção para não confundir o CNPJ do seu fundo de investimento com o da sua fonte pagadora, pois são dados diferentes.

6 - No campo Nome da Fonte Pagadora - Digite o nome da sua fonte que esta pagando

7 - No campo Descrição - Digite Alugueis de FII - especifique o código e o nome do Fundo

8 - No campo Valor - Digite o valor que recebeu.

Todos essas informações a sua fonte pagadora enviara através de informativo. Porém caso ela não lhe envie, o ideal é ter um controle de todos os seus aluguéis recebidos por ano e separado por ativo em uma planilha do Excel.


2 comentários

Legal Allan, fiz a minha declaração hj

Reply

Olá Finanças e Pensamentos.

Obrigado.
Muito bom fazer as coisas sem atraso.
Evita preencher errado as informações.

Abraços

Reply

Postar um comentário