IRPF - Declarando CDB

CDB é certificado de depósito bancário emitido por uma instituição financeira, para captar recursos para financiar suas atividades. Ou seja uma das atividades do banco é disponibilizar recursos para seus clientes através dos empréstimos.

Quando você aplica um valor em um CDB você está emprestando aquele valor para o banco por um tempo determinado, em troca de uma remuneração. Em contrapartida quando o banco recebe o seu dinheiro aplicado, ele irá investir nas atividades dele. 

Vamos citar um exemplo para entender como o seu dinheiro é custo de capital barato para o banco. Imaginamos que você emprestou R$ 10.000,00 para o Banco A por um período determinado de 6 meses, em troca você recebeu R$ 100,00 de juros por cada mês. O banco por sua vez poderá emprestar esse valor para os clientes, cobrando uma taxa de 5% ao mês, ou seja em cada mês o banco irá receber do cliente 500,00 de juros. 

Declarando CDB no Imposto de Renda

1 - Abra o programa do IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física 2018
2 - No lado esquerdo clique em Bens e Direitos
3 - No lado direito clique em Novo



4 - No campo Código selecione 45 - Aplicação de renda fixa

















5 - No campo CNPJ - digite o CNPJ da instituição financeira.

6 - No campo Discriminação - descreva o nome do produto que adquiriu, o nome e CNPJ da instituição junto com o número da conta onde seu investimento foi feito

6 - No campo 31/12/2016 - digite o preço de aquisição relatado na declaração de 2016 ou deixe em branco, caso não tenha feito nenhum investimento neste ano de referência.

7 - No campo 31/12/2017 - digite o saldo de investimento nesta data, exatamente como mostrado no seu Informe de Rendimentos.


3 comentários

Windows XP?

Reply

Boa Tarde Anônimo,

Sim ainda utilizo o Windows Xp.

Abraços

Reply

Excelentes dicas Allan.
Já te Adicionei no blogroll, depois adicione no seu tb.

Ah, apareceu um erro no feed de rss. Depois da uma olhada ai.
Abc

Reply

Postar um comentário