IRPF - Declarando FII em custódia

Neste artigo vamos aprender como declarar as nossas cotas de fundos de investimento imobiliário mantidas em carteira no imposto de renda pessoa física 2018.Para tanto vou mostrar passo a passo como é feito o cálculo das operações das notas de corretagens, posteriormente calcular o preço médio de cada compra e venda e controlar as vendas realizadas.

1 - Reúna todas as suas notas de corretagem, pois é la que terá todas as informações de compra e venda dos fundos imobiliários, os valores pelo qual foi efetuada a operação, os custos tais como corretagem, taxa de emolumentos e de registro e o imposto retido na fonte se houver.

2 - Crie uma tabela para controle de suas operações por ativo. Nesta tabela você poderá controlar o histórico das operações por cada ativo da sua carteira de fundos imobiliários. Essa tabela lhe ajudara a controlar a movimentação de seu estoque de cotas de FII durante o ano, tendo o controle da quantidade e o custo médio delas para declarar no imposto de renda.








Campo Data - Digite a data da operação
Campo Operação - Digite o tipo de operação, compra ou venda
Campo NC - Digite o número da nota de corretagem
Campo Qtd - Digite a quantidade de FII que é negociada
Campo Valor - Digite o preço médio do ativo
Campo Total - É a soma da multiplicação do valor pela quantidade

Ao lado direito no campo saldo, ele detalhou por dia em cada linha a quantidade, o custo médio e o total do valor aplicado no ativo. Com essas informações podemos preencher a declaração do imposto de renda. Lembrando que nos fundos imobiliários você não precisa separar as operações Daytrade das Comuns, pois o imposto será de 20% sobre todas as operações que gerar lucro.

Declarando FII em custódia

1 - Abra o programa do IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física 2018
2 - No lado esquerdo - clique em Bens e Direitos
3 - No lado direito - clique no botão Novo




4 - Selecione o Código 73 - Fundo de Investimento Imobiliário







5 - Selecione no campo Localização 105 - Brasil
6 - No campo CNPJ, digite o CNPJ da instituição administradora do fundo
7 - No campo Discriminação, digite a quantidade de cotas, o código e o custo médio.
8 - No campo Situação em 31/12/2016, digite o saldo do custo das suas ações.
9 - No campo Situação em 31/12/2017, digite o saldo do custo das suas ações





No novo campo CNPJ, no programa do IRPF 2018, no menu Ajuda - Instruções de Preenchimento na página 169 ele traz orientação de quais informações devem ser informadas neste campo. No campo do CNPJ deverá ser informada o CNPJ da instituição financeira administradora do fundo imobiliário e a quantidade de quotas.



2 comentários

Allan, no calculo do custo somo a corretagem!?

Reply

Boa Tarde Finanças e Pensamentos.

Você deve em primeiro lugar ver na sua nota de corretagem se teve mais de uma operação para fazer o rateio dos custos.

No custo médio entra a taxa de corretagem, taxa de emolumentos, taxa de registro e de iss se for descontado e estiver na nota.

Qualquer coisa me envie um email para alan3ano@hotmail.com, com a nota de corretagem e eu lhe envio o cálculo para você ver.

Abraços

Reply

Postar um comentário