IRPF - Declarando Dividendos recebidos

Dividendo é uma parte do lucro da empresa, que são distribuídos aos acionistas, referente a um período de apuração. A distribuição do dividendo pode variar de cada empresa, podendo ser distribuído a cada trimestre, semestre ou anualmente.

Atualmente, é possível ser acionista de várias empresas com pouco capital, através da compra de ações. A compra de ações pode se dar tanto no mercado primário como no secundário, opção mais comum. O mercado primário se dá no momento em que uma empresa lança ações no mercado, para captar recursos para o caixa da empresa. Depois do lançamento, tem uma data estipulada para ser negociada na Bolsa de Valores, é nesse momento que chamamos de mercado secundário, aonde qualquer pessoa pode comprar qualquer quantidade de ações desde o minimo de 1 ação.

Há dois tipos de Ações: ORDINÁRIAS e as PREFERENCIAIS. As ações ordinárias da direito a participação nos lucros e voto nas assembleias da empresa. Já as ações preferenciais, dão preferencia ao titular na distribuição de dividendos e no reembolso do capital.

DECLARANDO OS DIVIDENDOS RECEBIDOS

1 - Abra o programa do IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física 2018.
2 - No lado esquerdo - clique em Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.
3 - No lado direito - clique no botão Novo




4 - Em tipo de Rendimento, selecione a opção 09 - Lucros e Dividendos recebidos.




















5 - Tipo de Beneficiário, selecione TITULAR, se você estiver recebendo, ou DEPENDENTE, se for esta quem receber o dividendo.
No campo CNPJ da Fonte Pagadora - digite o número que virá no seu demonstrativo da corretora
No campo Fonte Pagadora - digite o nome da empresa pagadora do dividendo
No campo Valor - digite o valor do dividendo recebido

A corretora te fornecera anualmente um relatório com relação de todas as empresas das quais você recebeu dividendos, com a identificação da fonte pagadora, o nome e os valores. Lembrando que o valor que você recebe dos dividendos, eles são isentos da tributação do Imposto Retido na Fonte, ou seja não sofre a retenção do IR.


Postar um comentário